Sinédoque Nova York

6 Mar

Sinédoque Nova York, ou Synecdoche, New York, é um filme dirigido e escrito por Charlie Kaufman que atualmente é o queridinho dos alternativos, autor de roteiros badalados como o de Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças. É um filme, na minha opinião, um tanto peculiar, se bem que Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças e Adaptação tem uma certa loucura, mas não tanto como esse, talvez porque esse filme seja o primeiro de Charlie Kaufman como diretor.

O filme fala da vida de Caden(Philip Seymour Hoffman), um escritor de teatro que tem a sua vida meio que estranha devido às suas peças e a repentina fuga de sua esposa para Berlin com a sua filha. Logo Caden recebe um fundo para fazer uma grande produção e aluga um galpão na cidade de Nova York e lá ele reconstrói a cidade de Nova York, logo o título, que faz referência a figura de linguagem sinédoque. E lá ele contrata atores para simplesmente viverem suas vidas.

“Dessa forma, Kaufman procura investigar a dinâmica da criação, com quais elementos é feita uma ficção e como ela se relaciona com a realidade, com a verdade da existência do criador. A trama rola entre o casamento do dramaturgo com uma artista plástica (Catherine Keener) e o seu relacionamento por fora com a bilheteira do teatro (Samanta Morton). O filme tem momentos estimulantes para quem gosta de uma trama psicológica intrincada, digamos à maneira de David Lynch. Não agrada tanto a quem prefere enredos mais lineares.” – Luiz Zanin

Trailer Oficial com Legendas

Site Oficial

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: